Thin Client: Um olhar no Hardware

agosto 20, 2019

Considerando que o objetivo desse blog é trazer uma dimensão sobre alternativas tecnológicas em hardware, veremos os principais componentes e propriedades físicas de aparelhos Thin Clients de marcas consolidadas no mercado como a HP e a Dell que iniciaram seus trabalhos respectivamente em 1934 e 1984 e tem experiência no desenvolvimento de alternativas técnicas para lidar com problemas do mundo real.

Dell Wyse 3040

A Dell conta com um Thin Client atual, compacto e de baixas dimensões que tem como objetivo geral oferecer uma solução para empresas que querem utilizar um desktop virtual (por link) tendo recursos para uso de redes com e sem fio. Além de quatro portas USB e a possibilidade de conexão com bluetooth. Fonte: Site oficial da Dell

Vale observar que algumas funcionalidades resultam em custo adicional ao produto que com as configurações mais básicas, custa cerca de R$ 2.171,00 de acordo com o site oficial da empresa. Além disso, percebe-se que esta não é a alternativa de Thin Client mais viável em termos de redução de TCO (Total Cost Ownership, do português: Custo Total de Propriedade) por isso vale a pena a busca de outras alternativas no mercado.


A Dell oferece um sistema operacional próprio o Wyse capaz de realizar diversas atividades de controle de acesso remoto ao servidor e de gerência da arquitetura.

HP T620

A tecnologia Thin Client da HP, por sua vez, é bastante voltada para soluções ligadas a computação em nuvem tirando do cliente a preocupação direta com o balanceamento de armazenamento na rede.














  
Componentes:

         1.    Botão de energia (com luz indicadora de energia integrada)
              2.    Luz indicadora de atividade da unidade flash
              3.    Conectores USB 2.0 (dois)
              4.    Conectores USB 3.0 (dois)
              5.    Conector de áudio (microfone / entrada de linha)
              6.    Conector de áudio (fone de ouvido / saída de linha)
              7.    Pontos de montagem para o HP Quick Release ou outro suporte VESA
              8.    Suporte removível para orientação horizontal



              1.    Conector Ethernet RJ-45
              2.    Conectores USB 2.0 (2)
              3.    Portas DisplayPort 1.2 (2)
              4.    Conector de teclado PS / 2
              5.    Conector de mouse PS / 2
              6.    Conector opcional (pode ser configurado como conector serial, VGA ou fibra SC da fábrica)
              7.    Linha de áudio em
              8.    Linha de saída de áudio
              9.    Entrada de energia de +19 V dc
             10. Slot de trava de cabo
             11. Grampo de retenção do cabo de alimentação 

     Agora transferindo o olhar para o ambiente interno da máquina podemos perceber o quão similar com a placa-mãe de um PC comum os componentes deste modelo específico são, porém, em geral, os aparelhos Thin Client possuem uma menor potencialidade de armazenamento e processamento local como já tratado nas publicações anteriores. 


Fonte: Canal Art of Server (https://www.youtube.com/watch?v=P2Ylf4UIrBY)

               1. Placa de rede quad-core
               2. 1x mSATA slot
               3. 2x USB-A slots
               4. 1x min-PCI slot, and 1x PCI-E 2.0 x4 (in x16 physical) 
               5. 1x 2 slots de Memória
               6. Processador


     No entanto, no presente caso há a viabilidade de construir inclusive um appliance de rede, que é um computador de baixo custo designado para prover acesso à Internet. Além disso, esse modelo tem muitas opções de capacidade de expansão internamente.

     
     Autora: Letícia Cena dos Santos
   

     Fontes:











3 comentários:

  1. Na sua opinião, qual dos dois é melhor? o da HP ou o da Dell? as outras alternativas são melhores em custo-benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são bons naquilo que se propõem a fazer. No entanto, o Thin Client da HP possui mais possibilidades de expansividade internamente na sua placa, potencial para acoplar SSD (o que não é comum nesta tecnologia) e possibilidades de uso de Wi-fi o que fazem dele uma alternativa bem mais completa. Além disso, há a capacidade de se conectar com diferentes tipos de cabos para entrada de vídeo oferecendo também nessa placa qualidade melhor em relação a outros Thin Clients que apenas fornecem uma capacidade de vídeo básica e às vezes insuficiente até para assistir vídeos no YouTube. No quesito custo-benefício, sim! Existem outras alternativas mais em conta como os Thin Clients da Thin Client Brasil, Thinnetworks, Ncomputing e outras marcas menos conhecidas, mas vale atentar-se a necessidade de uma pesquisa quanto a qualidade dos seus produtos e se eles atendem as suas necessidades específicas. Também há a opção de compra de aparelhos usados o que também reduz o custo.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.